Terceira, Pico, São Jorge, Corvo e São Miguel. San Jose, Santa Clara, San Francisco, New Bedford, Fall River e Pawtucket. Está concluído o trabalho de campo de As Palavras do Regresso, projecto de Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida (com a colaboração do cineasta Arlindo Horta) em torno do léxico do regresso a casa. A FLAD-Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento apoia e os jornais Diário de Notícias e Diário Insular são os parceiros de media.
Diz a sinopse: “Um livro, um filme, um blog. A literatura portuguesa tem sido sobretudo uma literatura de partida. O projecto As Palavras do Regresso, da autoria do escritor Joel Neto e da tradutora Catarina Ferreira de Almeida (com a colaboração do cineasta Arlindo Horta), propõe-se ajudar a preencher essa lacuna. Consiste num livro centrado em diferentes tipos de regresso, todos eles com os Açores como primeira referência; num documentário de cinema e televisão feito a partir das entrevistas com esses que regressam; e ainda num blog de viagem e making-of do livro e do filme.»
«Do que falamos quando falamos de regresso?», acrescentam os autores. «Quantas vezes usou a palavra regresso um determinado regressante? E a palavra saudade? E a palavra casa? E mãe? E pertença? Quantas vezes insistiu ele numa palavra para além dessas? Qual é a sua palavra? Quais são as palavras do regresso e qual é, no fundo, a suprema palavra do regresso?» O resultado dessa procura, que passou por várias ilhas dos Açores e diferentes estados norte-americanos (Califórnia, Massachusetts, Rhode Island e Nova Iorque), estará concluído e à venda no final de 2018.