O secretário regional da Educação e Cultura do Governo Regional dos Açores congratulou o escritor Joel Neto pela vitória no Grande Prémio de Literatura Biográfica, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) à obra A Vida no Campo. Em comunicado enviado à imprensa, Avelino Meneses felicitou o autor mas também o júri “que, por unanimidade, lhe concedeu esta distinção, que é o reconhecimento da qualidade do trabalho, no caso literário, deste açoriano.”
O júri, constituído pelos professores universitários e investigadores Artur Anselmo, Cândido Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho, deliberou por unanimidade atribuir o galardão bienal ao primeiro volume do diário de Joel Neto. Editado em 2016 pela Marcador Editora, A Vida no Campo foi escolhido entre um total de 51 obras admitidas a concurso, todas de escritores portugueses e publicadas em primeira edição entre 2016 e 2018, nos domínios da biografia, autobiografia, memórias e diários.
O prémio, no valor de cinco mil euros, tem o patrocínio exclusivo da Câmara Municipal de Castelo Branco e, nas anteriores cinco edições, galardoara Diário Quase Completo, de João Bigotte Chorão, Biografia de Eça de Queirós, de A. Campos Matos, Tempo Contado, de J. Rentes de Carvalho, Acta Est Fabula – Memórias I, de Eugénio Lisboa, e Diário da Abuxarda 2007-2014, de Marcello Duarte Mathias.
Lusa