Boletim JoelNeto.Com é uma newsletter com que, regularmente, Joel Neto faz chegar aos leitores as mais recentes notícias da sua actividade. A publicação pode ser subscrita aqui. No quarto número, o autor dá conta da chegada às livrarias do novo livro A Vida no Campo: Os Anos da Maturidade, bem como da sinopse, do booktrailer e das muitas sessões públicas que acompanham a sua digressão de lançamento. Tome atenção à agenda de eventos.
Caro amigo e leitor.
Tenho o infinito prazer de o informar de que chega às livrarias esta sexta-feira, 24 de Maio de 2019, o meu novo livro A Vida no Campo: Os Anos da Maturidade, segundo volume do diário A Vida no Campo. A edição é da Cultura Editora e traz recomendação especial de Miguel Sousa Tavares, que me deu a honra de escrever, para incluir na capa, a opinião:
«Escolheu o tempo e a distância para melhor ver a beleza de cada coisa.
Ousou ser feliz. Eis o seu nome: liberdade.»
O lançamento nacional está marcado para a próxima segunda-feira, dia 27, no auditório da FNAC do Chiado (Lisboa), com a apresentação não menos honrosa de Pedro Mexia. Seguem-se outros três lançamentos, mais três apresentações, uma série de sessões de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa e, entre outros eventos ainda, várias presenças em escolas.
Aproximam-se semanas frenéticas, pois. Muito me agradaria poder encontrá-lo em algum (ou mesmo em vários) desses encontros. Em todos eles a entrada será livre e a recepção calorosa. Por favor, confira a agenda definida em conjunto pela Cultura Editora e a Agência das Letras:
- LANÇAMENTO EM LISBOA (lançamento nacional): 27 de Maio, FNAC do Chiado, 18h30. Apresentação de Pedro Mexia
- APRESENTAÇÃO EM BRAGA: 29 de Maio, Livraria Centésima Página, 21h30. Apresentação, leituras e autógrafos pelo autor
- Visita à Escola Básica e Secundária de Canelas, Vila Nova de Gaia. 30 de Maio, 11h30
- LANÇAMENTO NO PORTO: 30 de Maio, FNAC do NorteShopping, 21h00. Tertúlia com os elementos da Companhia Narrativensaio Luísa Pinto, António Durães e Carlos Tê, moderada por Rute Marinho
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 1 de Junho, Stand da Cultura Editora, 15h00 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 2 de Junho, Stand da Cultura Editora, 16h00 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 3 de Junho, Stand da Marcador Editora/Editorial Presença, 18h30 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- APRESENTAÇÃO EM VILA FRANCA DE XIRA: 4 de Junho, Fábrica das Palavras, 18h30. Apresentação, leituras e autógrafos pelo autor (incluindo “A Vida no Campo 2: Os Anos da Maturidade”, “Meridiano 28” e “Só Tinha Saudades de Contar Uma História”)
- Encontro com leitores, no âmbito da actividade da Universidade Sénior de Carnaxide. 5 de Junho, Carnaxide, 15h30
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 5 de Junho, Stand da Marcador Editora/Editorial Presença, 18h30 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- Participação no programa ao vivo “Obra Aberta”, do Centro Cultural de Belém/Rádio Renascença, com apresentação de Maria João Costa e edição de João Paulo Cotrim. 6 de Junho, CCB/Sala de Leitura, 18h30
- APRESENTAÇÃO EM COIMBRA: 7 de Junho, Feira Cultural de Coimbra, 18h30. Apresentação, leituras e autógrafos pelo autor
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 8 de Junho, Stand da Cultura Editora, 18h30 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- Sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: 9 de Junho, Stand da Cultura Editora, 15h00 (autógrafos em todos os livros publicados nas diferentes editoras)
- Visita à Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, sob a égide da Câmara Municipal e da Biblioteca de Vila Franca do Campo. 12 de Junho, 10h00
- LANÇAMENTO EM PONTA DELGADA: 12 de Junho, Livraria Leya-Solmar, 18h30. Apresentação, leituras e autógrafos pelo autor
- Visita à Escola Básica Integrada da Maia, Ribeira Grande. 13 de Junho, 10h00
- LANÇAMENTO EM ANGRA DO HEROÍSMO: 14 de Junho, Museu de Angra do Heroísmo, 21h00. Apresentação pelo Grupo de Teatro A Sala
* actualizações em www.joelneto.com/agenda
Recordo-lhe que o projecto A Vida no Campo nasceu como um diário espúrio, estendeu-se aos jornais dos Açores, do continente e da diáspora e chegou a livro em 2016, com a publicação do primeiro volume. Mas confesso que, nessa altura, não previ sequer metade dos privilégios que me proporcionaria.
As críticas foram surpreendentes e ajudaram a levá-lo aos tops de vendas. Entretanto, a rádio TSF, pela voz de Fernando Alves, dedicou-lhe amplo espaço em muitas edições da manhã (rubricas Sinais e Revista de Imprensa) e veio a centrar nele dois programas especiais: o documentário Leva-me À Estrada do Paraíso (com sonoplastia de Herlander Rui) e o magazine Zona Franca.
Como se isso não bastasse, a companhia Narrativensaio, de Matosinhos, decidiu levá-lo ao teatro. Eu escrevi a adaptação a meias com a Catarina Ferreira de Almeida, minha mulher, e a encenadora Luísa Pinto juntou, para as interpretações, os actores António Durães e Filipa Guedes ao radialista Fernando Alves.
A peça percorreu o país, tendo encerrado nos Açores (ilhas Terceira e São Miguel), já neste mês de Maio, uma digressão nacional que encheu muitas casas e, inclusive, esgotou várias delas. A resposta do público foi de tal ordem que a companhia já anunciou uma segunda temporada de actuações. Baião (7 de Junho, Festival Virar a Mesa do Avesso, Fundação Eça de Queiroz) será a primeira paragem. Outras deverão juntar-se à agenda ao longo das próximas semanas.
E a verdade é que eu não podia estar mais contente por o segundo volume do diário chegar às livrarias num momento em que a o espectáculo adaptado do primeiro continua a conquistar as salas. Agora, só posso desejar que os leitores gostem tanto deste como do livro inicial.
Aproveite para conferir o booktrailer, da autoria da Cultura Editora. E, já agora, a sinopse oficial:
«Um pão com bolor e um frasco de sabonete, flores que despontam num descampado e uma árvore que há séculos espera alguém a quem possa contar a sua história – nada passa despercebido ao olhar atento e sensível de Joel Neto. Para o escritor, o segredo da vida está nas coisas mais simples: coelhos saltitando no jardim, a banda filarmónica ao longe, um pé de tomate-de-capucho.
E nas pessoas, evidentemente. Em Maria de Fátima, que fazia um pão de milho como já não poderá haver outro. Em Roberto, que não arranca com o autocarro enquanto uma criança não for buscar um casaco. Em Filomena, que atravessava a freguesia com a elegância de um flamingo. Em Emanuel, o carteiro que cita Jorge Luís Borges. E no Chico, e no Galão, e no Dimas, e no Manuel da Lenha, e no Rúben, e em toda a infinita galeria de pessoas e de histórias humanas que desfilam neste livro.»
Portanto, encontramo-nos em breve, nas páginas de A Vida no Campo: Os Anos da Maturidade e – quem sabe – nos eventos de lançamento. Vai lá no fundo deste boletim um pequeno amuse-bouche: a primeira entrada do livro. Conto com a sua leitura e as suas impressões.
Entretanto, já sabe: caso esteja interessado em ir acompanhando o meu trabalho, JoelNeto.Com tem informações regulares, incluindo sobre os eventos públicos em que vou participando. Também está à sua disposição uma pequena livraria online no Facebook.
E pode continuar a ler-me nos jornais Diário de Notícias, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário Insular e Açoriano Oriental, onde publico crónicas diárias, semanais ou esporádicas. Isto fora as redes sociais, onde também estou presente.
Um abraço.
Joel
PS: se porventura recebeu este boletim de um amigo e quiser passar a recebê-lo directamente do site, basta deixar-me aqui o seu endereço de e-mail
Agradeço o convite endereçado e espero poder assistir amanhã à sessão programada para a FNAC, em Matosinhos, no Norteshopping.
Votos de belas aventuras literárias, e não só!…
Um abraço, amigo. E obrigado!