• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé

Joel Neto

joelneto.com

  • Sobre
  • Notícias
  • Livros
  • ENTREVISTAS 
  • SÉRIES
    • Pai aos 50 (Notícias Magazine)
    • Efeito Borboleta (Antena 1)
    • Novo Normal (RTP Açores)
    • Ensaios (Expresso)
  • Contactos
  • About

Boletim nº 2 (Fev. 2019): o Festival Correntes d’Escritas, o roteiro para o programa Viagens com Autores e as novidades sobre o espectáculo ‘A Vida no Campo’

Fevereiro 12, 2019 POR JoelNeto.Com

Boletim JoelNeto.Com é uma newsletter com que, mensalmente, Joel Neto faz chegar aos leitores as mais recentes notícias da sua actividade. A publicação pode ser subscrita aqui. No segundo número, o autor dá conta das últimas informações sobre a estreia do espectáculo A Vida no Campo, recapitula os empreendimentos de Janeiro e os projectos em curso, antecipa a presente no Festival Correntes d’Escritas 2019 e publica na íntegra o roteiro de viagem pelos Açores que elaborou para a agência de viagens Pinto Lopes. Eis o texto completo: 

Caro amigo e leitor.

Janeiro foi um mês de actividade intensa e permitiu-me concluir para a Pinto Lopes Viagensum roteiro turístico especial pelos cenários dos meus livros, pelos cenários dos livros de outros escritores açorianos e pelos Açores em geral. As primeiras duas viagens ocorrerão em Julho e Setembro deste ano, de acordo com os preços e as datas definitivas a anunciar brevemente pela agência.

Há de tudo: passeios, gastronomia, até dança. Eu próprio, como é próprio do programa Viagens Com Autores, acompanharei as comitivas, mostrando lugares, esclarecendo dúvidas e, quando se proporcione, lendo textos, meus e de outros autores. Esteja atento e venha daí.

Mas essa não foi a única novidade de Janeiro. Ao longo do mês, fiz apresentações online esessões de autógrafos e também dei o meu contributo em leituras públicas e projectos de beneficência. Pelo meio, e para minha honra, o Meridiano 28 foi nomeado Livro do Ano por um jornal luso-americano.

Muito obrigado aos leitores e amigos da Califórnia.

Entretanto, este mês de Fevereiro sou um dos convidados do Correntes d’Escritas, o decano dos principais festivais literários portugueses. Estarei na Escola Secundária Eça de Queirós e dividirei uma mesa-redonda com o Miguel Sousa Tavares, a Hélia Correia e outros escritores no Cine-Teatro Garrett.

Ambas as sessões ocorrem no dia 22, na Póvoa de Varzim. Apareça.

Já sabe que ainda estão frescos (como acontece com o Meridiano 28) ou mesmo muito frescos (como se dá com o Só Tinha Saudades de Contar Uma História) nas livrarias os meus últimos livros, que aliás continuam a acumular recensões nos jornais. Seguem-se A Vida No Campo 2-Os Anos da Maturidade, cujo manuscrito estou em vias de entregar à Cultura Editora, e três volumes de jornalismo em que venho trabalhando há bastante tempo.

Há informação dispersa em JoelNeto.Com sobre todos eles. Na altura certa explico-lhe melhor o que trata cada um. Conto consigo.

Portanto, não faltarão as novidades nos próximos meses. Mas permita-me destacar aqui a estreia do espectáculo A Vida no Campo, inspirado nos meus livros A Vida no Campo eArquipélago, e que tem texto dramático meu e da Catarina Ferreira de Almeida, minha mulher. É mais uma coisa que fazemos juntos, mas agora num universo em que nenhum de nós alguma vez tinha trabalhado, pelo que estamos muito contentes.

A estreia é a 21 de Março, na Casa das Artes de Famalicão (exibição até  dia 23). Seguem-se o Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco (11 de Abril), o Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada (26 e 27 de Abril), o Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória (4 de Maio), e o Teatro Micaelense, em Ponta Delgada (11 de Maio).

Ainda há uma série de outras datas em negociação, mas estas já estão certas. Gostava que as anotasse e que, se possível, nos visitasse num dos espectáculos.

Caso esteja interessado em ir acompanhando o meu trabalho, JoelNeto.Com tem informações regulares, incluindo sobre os eventos públicos em que vou participando. Também está à sua disposição uma pequena livraria online no Facebook. E pode continuar a ler-me nos jornais Diário de Notícias, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário Insular e Açoriano Oriental, onde publico crónicas diárias, semanais ou esporádicas.

Isto fora as redes sociais, onde também estou presente.

Portanto, na pior das hipóteses, reencontramo-nos para o boletim do próximo mês. Talvez possa ir-se entretendo com os planos para visitar os Açores na minha companhia. Que tal começar por ler o roteiro que elaborei para a Pinto Lopes Viagens?

Um abraço.

Joel

PS: se porventura recebeu este boletim de um amigo e quiser passar a recebê-lo directamente do site, basta deixar-me aqui o seu endereço de e-mail 

 

OS AÇORES DE JOEL NETO

e dos grandes escritores das ilhas

4 ilhas/10 dias

Descobertos oficialmente há quase 600 anos, os Açores foram base avançada da grande Expansão portuguesa (e depois europeia), berço de revoluções que mudaram o curso da História e destino perdido para viajantes em busca do sentido da vida. Duas vezes declarados capital do Reino, deram a Portugal os seus dois primeiros presidentes da República, assim como pintores, músicos e arquitectos que consagraram uma venturosa maneira de criar ao mesmo tempo profundamente portuguesa e delirantemente do mundo.
Mas os escritores permanecem o seu principal cartão de visita, e é em busca do legado deles que o romancista e memorialista Joel Neto, herdeiro dessa longa tradição literária, nos convida a partir. De avião e de barco, de autocarro e a pé: acompanhe-o pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confeccionado nas próprias entranhas da terra.
E, entretanto, recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo. Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo, deixe-se inebriar pela memória dos terramotos e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida.

 

1º dia: PORTO OU LISBOA-TERCEIRA

PORTO OU LISBOA (AEROPORTO)-TERCEIRA

CIDADE DE ANGRA DO HEROÍSMO

Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino à ilha Terceira (aeroporto das Lajes), via ou a partir de Lisboa. VIAGEM PORTO-LISBOA-ILHA TERCEIRA (AVIÃO). Chegada, encontro com o autor Joel Neto, assistência e transfer para o hotel.
Instalados no hotel, vamos almoçar à freguesia de São Mateus, em jeito de boas-vindas, partindo daí a conhecer a cidade de Angra do Heroísmo, com subidas aos altos da Memória e do Monte Brasil.
Passeamos pelo perímetro da Zona Classificada como Património da Humanidade, apreciando a arquitectura, conferindo o comércio tradicional e namorando alguns dos cenários da obra de Álamo de Oliveira ou Emanuel Félix. Evocamos D. Pedro IV e a luta contra o Absolutismo e, depois, vamos conhecer tanto a presença filipina, consagrada na Fortaleza de São João Baptista, como as marcas das Descobertas, sintetizadas…

-> CONTINUAR A LER AQUI

 

Outras leituras:

  • APESAR DA PANDEMIA - 13 de Abril
    APESAR DA PANDEMIA - 13 de Abril
  • APESAR DA PANDEMIA - 20 de Abril
    APESAR DA PANDEMIA - 20 de Abril
  • APESAR DA PANDEMIA - 4 de Maio
    APESAR DA PANDEMIA - 4 de Maio

Arquivado em:Escritas, Notícias

Footer

SUBSCREVA O BOLETIM

Esteja a par de todas as novidades e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Sim, quero subscrever

Copyright © 2023

  • facebook
  • Instagram