A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou dois votos de congratulação a Joel Neto pela atribuição a A Vida no Campo do Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Castelo Branco. Os votos foram apresentados pelo Partido Socialista e pelo Partido Social Democrática. Ambos os votos foram aprovados por unaninimidade.
«As obras de Joel Neto são um irrecusável convite à leitura e ao conhecimento desta Região e ousamos dizer, sem receio de errar, que, quando as gerações futuras estudarem a literatura açoriana, o nome de Joel Neto surgirá na companhia dos de Nemésio e João de Melo, como exemplo máximo da “açorianidade”», resumiu a deputada Fátima Ferreira, do PS.
«O Partido Socialista dos Açores e o Governo por que é responsável há 23 anos têm sido, de há uma boa década e meia a esta parte, os mais frequentes visados (embora não os únicos) na minha intervenção cívica e política, que aliás sinto ser minha responsabilidade como cidadão, como intelectual e como pessoa com acesso facilitado ao espaço público regional e nacional», reagiu o autor. «Por tal, devo registar – “devo registar”, não: com alegria registo e sublinho – a grandeza redobrada do gesto. De resto, é com grande entusiasmo que vejo o meu trabalho colocado de repente entre as poucas coisas em que todos concordam e que os dois maiores partidos da ALRA estimulam de igual modo e por respectiva alta-recreação.»