Os viajantes serão recebidos e guiados pelo próprio autor, que os levará aos lugares de Arquipélago, A Vida no Campo e Meridiano 28 (entre outros), bem como aos territórios dos grandes mestres da literatura açoriana e às mais extraordinárias paisagens das ilhas. A primeira viagem ocorre de 1 a 10 de Julho
Terceira, Faial, Pico e São Miguel são as ilhas contempladas no novo roteiro turístico “Os Açores de Joel Neto e dos Grandes Escritores das Ilhas”, acabado de lançar pela Pinto Lopes Viagens, responsável (entre outros) pelas viagens com José Luís Peixoto à Coreia do Norte e à Tailândia e com Gonçalo Cadilhe aos mais variados recantos do Globo. A primeira comitiva viaja de 1 a 10 de Julho, estando prevista a organização de uma segunda para o mês de Setembro (datas a confirmar). Os preços oscilam entre os € 2190 e os € 2200, consoante as partidas ocorram de Lisboa ou do Porto. O próprio autor receberá os viajantes na ilha Terceira, guiando-os pelas ilhas até à despedida, dez dias depois, em São Miguel.
«De avião e de barco, de autocarro e a pé» – anuncia a brochura desenvolvida pela agência de viagens –, «acompanhe Joel Neto pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia ainda. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confecionado nas próprias entranhas da terra.»
Os viajantes conhecerão alguns dos locais mais emblemáticos dos livros Arquipélago, A Vida no Campo e Meridiano 28 (entre outros), da autoria do anfitrião, mas não só: o próprio Joel Neto insistiu em que o roteiro passasse também pelos territórios de alguns daqueles que considera os seus mestres. Explica o texto introdutório: «Recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo.»
Descidas ao Algar do Carvão, jantares dançantes na Sociedade Amor da Pátria, subidas à montanha do Pico (opcionais) e passeios pelo Vale das Furnas são apenas alguns dos pontos em destaque no itinerário de Joel Neto, onde não faltará – como não falta nos seus livros – a gastronomia açoriana. As datas e os preços das duas primeiras viagens serão divulgadas nos próximos dias pela Pinto Lopes Viagens.
A escritora Raquel Ochoa, o músico Rui Massena, o chef Henrique Sá Pessoa e a dupla de jornalistas Luís Pedro Nunes/Alfredo Cunha são apenas algumas das outras personalidades portuguesas que já aceitaram o repto da agência para a criação de roteiros no âmbito do projecto Viagens com Autores. A ideia é juntar turistas que já seguem as suas obras a outros que ainda nem as conheçam, mas possam vir a interessar-se por elas.
«Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo» – acrescenta a Pinto Lopes Viagens no texto relativo aos Açores –, «deixe-se inebriar pela memória dos terramotos e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida.»
Confira abaixo a brochura do roteiro e, ao fundo desta página, a versão completa do roteiro definido:
OS AÇORES DE JOEL NETO
e dos grandes escritores das ilhas
4 ilhas/10 dias*
Descobertos oficialmente há quase 600 anos, os Açores foram base avançada da grande Expansão portuguesa (e depois europeia), berço de revoluções que mudaram o curso da História e destino perdido para viajantes em busca do sentido da vida. Duas vezes declarados capital do Reino, deram a Portugal os seus dois primeiros presidentes da República, assim como pintores, músicos e arquitectos que consagraram uma venturosa maneira de criar ao mesmo tempo profundamente portuguesa e delirantemente do mundo.
Mas os escritores permanecem o seu principal cartão de visita, e é em busca do legado deles que o romancista e memorialista Joel Neto, herdeiro dessa longa tradição literária, nos convida a partir. De avião e de barco, de autocarro e a pé: acompanhe-o pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confeccionado nas próprias entranhas da terra.
E, entretanto, recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo. Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo, deixe-se inebriar pela memória dos terramotos e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida.
1º dia: PORTO OU LISBOA-TERCEIRA
PORTO OU LISBOA (AEROPORTO)-TERCEIRA
CIDADE DE ANGRA DO HEROÍSMO
Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino à ilha Terceira (aeroporto das Lajes), via ou a partir de Lisboa. VIAGEM PORTO-LISBOA-ILHA TERCEIRA (AVIÃO). Chegada, encontro com o autor Joel Neto, assistência e transfer para o hotel.
Instalados no hotel, vamos almoçar à freguesia de São Mateus, em jeito de boas-vindas, partindo daí a conhecer a cidade de Angra do Heroísmo, com subidas aos altos da Memória e do Monte Brasil.
Passeamos pelo perímetro da Zona Classificada como Património da Humanidade, apreciando a arquitectura, conferindo o comércio tradicional e namorando alguns dos cenários da obra de Álamo de Oliveira ou Emanuel Félix. Evocamos D. Pedro IV e a luta contra o Absolutismo e, depois, vamos conhecer tanto a presença filipina, consagrada na Fortaleza de São João Baptista, como as marcas das Descobertas, sintetizadas no Pico das Cruzinhas.
A caminho da Serreta, para um jantar típico, passeamos pelas freguesias rurais da ilha, a apreciar os impérios em honra do Divino. Dali a pouco haverá sobre a mesa todo o tipo de iguarias, incluindo a célebre alcatra.
2º dia: TERCEIRA
PASSEIO PELO CORAÇÃO DA TERCEIRA
O INCRÍVEL ALGAR DO CARVÃO
A caminho da freguesia dos Biscoitos, famosos pelas piscinas naturais e pela tradição vitivinícola, atravessamos o coração da Terceira rumo a Norte. Desviamos até à Lagoa das Patas e ao complexo Lagoa do Negro/Mistérios Negros, lugares de mitos e lendas. Detemo-nos no lugar do Chambre e, visitados os Biscoitos, vamos almoçar à freguesia dos Altares.
Depois do almoço, descemos ao Algar do Carvão, a conhecer um dos raros vulcões visitáveis do mundo. Regressados à superfície da Terra, os interessados poderão ir assistir a uma tourada à corda e os restantes seguem até à freguesia das Cinco Ribeiras, para provar o mais antigo queijo da Terceira.
Finalmente, vamos jantar todos juntos no Porto Judeu, em frente ao encantador Ilhéu das Cabras, a trocar experiências.
3º dia: TERCEIRA
A PAISAGEM DOS CERRADOS
OS TERRITÓRIOS DA LITERATURA
Começamos o dia na freguesia da Terra Chã, a reconhecer a Canada do Rolo, as Quintas dos Fusos e das Casas e o Lugar dos Dois Caminhos. Detemo-nos na Fonte Faneca, subimos ao Charcão e seguimos daí para a Grota do Medo, em busca do já chamado “complexo megalítico” a partir do qual os mais ousados arriscam um povoamento das ilhas anterior à presença dos portugueses.
Almoçamos em São Carlos e depois apontamos a Leste. Atravessamos a Caldeira Guilherme Moniz e subimos a Serra do Cume, a admirar a manta de cerrados. Passeamos em torno do perímetro militar da Base das Lajes, percorremos as serras de Santiago e do Facho e acabamos o dia na Praia da Vitória, berço de Nemésio.
4º dia: TERCEIRA-FAIAL
TERCEIRA (AEROPORTO)-FAIAL
CIDADE DA HORTA
Em horário a combinar, comparência no aeroporto das Lajes para embarque em voo regular com destino à ilha do Faial. VIAGEM TERCEIRA-FAIAL (AVIÃO). Chegada, assistência e transfer para o hotel.
Almoçamos no mítico Peter Café Sport (Horta), brindando com gin tónico como os marinheiros, e depois visitamos o seu Museu de Scrimschaw.
A seguir, vamos conhecer a cidade da Horta. Detemo-nos na baía e na marina, a apreciar as pinturas dos iatistas e a evocar a memória dos gloriosos tempos dos cabos submarinos e dos Clippers, da Batalha do Atlântico e da base naval americana. Seguimos para o Largo do Infante e o seu Café Internacional e, a partir daí, para a Trinity House, a Colónia Alemã, os bungalows ingleses e as instalações americanas.
Jantamos na Sociedade Amor da Pátria, com música jazz ao vivo, pista de dança aberta e uma professora disponível para nos ensinar alguns passos de foxtrot, quick step e/ou outras danças dos gloriosos tempos do swing.
5º dia: FAIAL
DESTINO: CALDEIRA
O VULCÃO DOS CAPELINHOS
Passeamo-nos ao redor da ilha do Faial, parando na Espalamaca, na Praia do Almoxarife e no Jardim Botânico. Subimos ao Monte Carneiro e vamos conhecer a extraordinária Caldeira, uma das paisagens mais surpreendentes dos Açores.
Almoçamos na freguesia dos Cedros e depois visitamos o mítico Vulcão dos Capelinhos, evocando esses dias avassaladores em que a terra vomitou fogo.
De regresso à Horta, passamos por Castelo Branco, as Angústias e outros lugares de Mau Tempo no Canal. Subimos ao Observatório Príncipe do Mónaco e ao Monte da Guia e detemo-nos em Porto Pim, a ver a Fábrica da Baleia.
Voltamos ao hotel, para refrescar, e jantamos na Horta.
6º dia: FAIAL-PICO
FAIAL (CAIS DE FERRY BOATS)-PICO
SUBIDA AO PICO COM PIQUENIQUE (ALTERNATIVA: EXCURSÃO PELO PICO)
Em horário a combinar, comparência no cais da Horta para embarque em ferry boat regular com destino à ilha do Pico. VIAGEM FAIAL-PICO (BARCO). Chegada, assistência e transfer para o hotel, para deixar a bagagem. Distribuição dos víveres para o piquenique àqueles que vão subir a montanha.
Os interessados têm a oportunidade de subir a montanha d Pico, o ponto mais alto de Portugal, admirando a orografia vulcânica e a sua botânica. Lá em cima, podem desfrutar de um piquenique com vista para as ilhas em volta.
Os restantes viajantes são acompanhados por guia local em excursão pela ilha, com almoço na Madalena e passagens pelos Arcos do Cachorro e São Roque, a Vila das Lajes e o Mistério de São João. Uma visita à Criação Velha, à zona protegida das vinhas e ao Museu do Vinho encerram o dia.
Jantamos todos juntos na Madalena, trocando experiências.
7º dia: PICO-SÃO MIGUEL
PICO (AEROPORTO)-SÃO MIGUEL
CIDADE DE PONTA DELGADA
Descansamos durante parte da manhã, a recuperar forças das viagens (e da escalada) e a preparar a visita a São Miguel.
Em horário a combinar, comparência no aeroporto do Pico para embarque em voo regular com destino à ilha de São Miguel. VIAGEM PICO-SÃO MIGUEL (AVIÃO). Chegada, assistência e transfer para o hotel.
Partimos a conhecer a cidade de (entre tantos outros) Antero de Quental, Natália Correia e Emanuel Jorge Botelho. Passeamo-nos pelo centro histórico e as Portas do Mar e desviamos, depois, ao Campo de São Francisco e ao Coliseu, à Igreja de Santo Cristo e ao Convento da Esperança, onde se encontra a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Vamos jantar à cidade da Lagoa.
8º dia: SÃO MIGUEL
A METADE OESTE DA ILHA DE SÃO MIGUEL
O MAIS PUJANTE COMÉRCIO DOS AÇORES
Passeamo-nos pela metade Oeste da ilha, visitando algumas das mais belas paisagens dos Açores e de Portugal. Conhecemos o Pico da Barrosa e a Lagoa do Fogo e depois paramos no Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha (com possibilidade de banho). Almoçamos no novo príncipe do bife açoriano, em Rabo de Peixe.
Após o almoço, visitamos o Miradouro da Vista do Rei e a Lagoa das Sete Cidades, onde vamos querer deixar-nos estar sem pressas.
Tiramos o resto da tarde (se realmente o houver) para descansar e fazer compras, que Ponta Delgada as proporciona como mais nenhuma cidade dos Açores. À noite, vamos à freguesia de Santa Bárbara, para um jantar típico daqueles que se conservam na memória.
9º dia: SÃO MIGUEL
A METADE LESTE DA ILHA DE SÃO MIGUEL
O COZIDO CONFECCIONADO NAS ENTRANHAS DA TERRA
Viajamos até ao Vale das Furnas, descendo a conhecer a Lagoa, a Boathouse e as charnecas; a Vila, o Jardim Botânico e o Hotel Terra Nostra. Visitamos a piscina termal de água quente (com possibilidade de tomar banho) e demoramo-nos num almoço de cozido confeccionado em solo vulcânico no Hotel Terra Nostra.
Continuamos para Leste, em direcção à Ribeira Quente, à Povoação e ao Nordeste. Passamos na Achadinha, de Gente Feliz Com Lágrimas, e depois na Maia, território de Daniel de Sá. Visitamos as plantações da Gorreana, a apreciar o chá e a desentorpecer, e voltamos a Rabo de Peixe para o jantar.
10º dia: SÃO MIGUEL
SÃO MIGUEL (AEROPORTO)-PORTO OU LISBOA
Aproveitamos os últimos minutos para pendentes e despedidas. Depois, voltamos a casa, para descarregar as fotografias.
Em horário a combinar, viagem rumo ao aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino a Lisboa e ao Porto. Despedidas e VIAGEM SÃO MIGUEL-LISBOA-PORTO (AVIÃO).
O anfitrião
Joel Neto é autor de mais de uma dúzia de livros de diferentes géneros, entre os quais Arquipélago (romance, 2015), A Vida no Campo (diário, 2016) e Meridiano 28 (romance, 2018), que alcançaram os tops de vendas e o clamor da crítica.
Há mais de vinte anos que desenvolve a actividade de colunista, nomeadamente nos jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias e O Jogo. Tem livros e contos traduzidos em várias línguas e publica regularmente em antologias e revistas literárias portuguesas e estrangeiras.
Nasceu na ilha Terceira, nos Açores, e mudou-se para Lisboa aos 18 anos, para estudar Relações Internacionais. Depois de quase duas décadas de trabalho como repórter, editor e chefe de redacção na maior parte dos principais órgãos de imprensa portugueses, voltou à ilha natal em 2012, determinado a dedicar-se inteiramente à literatura.
Vive desde então no lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, na companhia da mulher e dos dois cães. Aí escreve e cultiva uma horta, um pomar e um jardim de azáleas.
——————————————————————————————————–
* INCLUI:
– Assistência nas formalidades de embarque e desembarque;
– Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa/Terceira/Faial-Pico/São Miguel/Porto ou Lisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respectivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (conforme partida); a viagem Faial-Pico é realizada de ferry boat;
– Alojamento e pequeno-almoço buffet no hotel mencionado ou similar; circuitos a pé e em autocarro de turismo; visitas e entradas conforme programa;
– Pensão completa, com escolha de restaurantes a cargo do autor Joel Neto (disponível também para aconselhar a escolha de pratos aos interessados); bebidas às refeições;
– Acompanhamento permanente pelo autor Joel Neto, com pequenas palestras, sessões de esclarecimento, momentos de leitura e tertúlias espontâneas, definidas diariamente à medida do interesse dos viajantes; na ilha do Pico, acompanhamento por guia de escalada na subida ao Pico, na companhia também do autor (para os interessados), e por guia generalista na volta à ilha (alternativa);
– Taxas hoteleiras, serviços e IVA; seguro Multiviagens Portugal (assistência, cancelamento e interrupção).
EXCLUI:
– Opcionais, extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.